Tendo como base o Abarth 500 de 135cv, os responsáveis desta empresa italiana desenvolveram o Abarth 500 Motore Centrale, para conseguir isso o motor 1.4 turbo foi transferido para um posição central, logo atrás do banco do condutor e ganhou uma nova turbina Garrett, pistões e sistema de alimentação melhorados, duas saídas de escape directas, 233cv de potência máxima e um binário de 330 Nm.
E foi devido ao forte aumento do binário que os responsáveis da Lucarelli Monza decidiram alterar o equilíbrio de peso e passar toda a mecânica para a rectaguarda, com direito a uma entrada de ar do lado esquerdo da carroçaria, tal como os melhores desportivos.
O eixo traseiro é «alimentado» por uma transmissão manual de cinco velocidades, com diferencial de deslizamento limitado e controlo electrónico. A nova suspensão traseira ganhou amortecedores Bilsten, e os travões originais foram substituídos por discos maiores, com pinças de quatro pistões, tudo para permitir o melhor controlo do modelo que agora acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A empresa italiana anuncia uma velocidade máxima na ordem dos 240 km/h.
A Lucarelli Monza planeia construir 30 unidades do Abarth 500 Motore Centrale R230 por ano, mais uma quantidade ainda por definir da versão R280 Pista. Como o próprio nome indica, será uma versão para competição com menos 100 kg de peso, suspensão ajustável, e mais de 280 cavalos de potência que devem permitir-lhe uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e uma velocidade máxima na ordem dos 260 km/h.
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